Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

OPA Piauí é referência em participação popular na gestão pública

O modelo piauiense será implementado em Cabo de Santo Agostinho (PI), em 2026.
Redação

O Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) foi notado em outros estados como referência em participação popular na gestão pública. O reconhecimento veio com a visita técnica do secretário executivo de Orçamento Participativo de Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, Moisés Xavier, á Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em Teresina. A visita tinha o objetivo de conhecer o OPA Piauí e aprimorar o modelo que será implantada no município pernambucano a partir de 2026. 

Durante a visita, o secretário do Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, apresentou toda a metodologia do OPA, explicando suas fases, regulamento, processo de cadastramento e votação, investimentos, indicadores e principais ações já executadas nos municípios piauienses 

A agenda do secretário pernambucano ainda incluiu reuniões com técnicos responsáveis pela gestão e planejamento do OPA Piauí, apresentações sobre a plataforma Colab – ferramenta digital utilizada no programa –, e diálogos com representantes de secretarias parceiras na execução do OPA, como a Secretaria de Relações Sociais (Seres), Secretaria das Cidades (Secid) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O OPA Piauí é um instrumento que permite a população participar na elaboração do orçamento anual do Estado do Piauí. Através do programa, os cidadãos podem indicar diretamente onde sejam aplicados os investimentos públicos em seus municípios e comunidades. As propostas são enviados pelos representantes de bairros dos municípios  de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Qualquer cidadão com mais de 16 anos e CPF pode participar da etapa de votação popular. A plataforma digital do programa garante o acesso irrestrito aos cidadãos dos municípios contemplados pelo OPA.

Fonte: Governo do Piauí

Comente