Rafael Fonteles autoriza construção de centro da juventude na Capital
Novo centro terá foco em Esporte, Cultura e Qualificação; investimento é de R$ 4 milhõesO governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta semana a autorização para a construção do Centro Plural de Atividades da Juventude, uma estrutura voltada à promoção de ações de esporte, cultura e qualificação profissional para jovens do estado. O novo equipamento faz parte de um pacote de medidas que integram a política estadual de juventude.

Com investimento de R$ 4 milhões, o centro deve impactar mais de 40 mil jovens por ano, promovendo inclusão e oportunidades em áreas estratégicas do desenvolvimento social.
Piauí adere ao Plano Juventude Negra Viva
Durante o anúncio, Rafael Fonteles também formalizou a adesão do estado ao Plano Juventude Negra Viva, iniciativa de abrangência nacional que visa ampliar a proteção e criar mais oportunidades para jovens negros, enfrentando desigualdades e promovendo equidade racial.
“Estamos comprometidos com uma política de juventude inclusiva, que reconhece as diversidades e aposta no talento da nossa população jovem”, afirmou o governador.
Novas ações e parcerias
Além das ações estruturantes, o governo lançou oficialmente o Plano Estadual da Juventude, que reúne diretrizes para os próximos anos no campo das políticas públicas voltadas aos jovens. Também foi firmado um acordo com o Instituto Félix Pacheco para a emissão da ID Jovem, documento que garante benefícios como meia-entrada e acesso a programas sociais.
A iniciativa conta com apoio da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e deverá integrar outras pastas, como Educação, Cultura, Assistência Social e Direitos Humanos.
Com as medidas, o Piauí se consolida como referência na formulação e execução de políticas públicas voltadas à juventude, especialmente no enfrentamento às vulnerabilidades sociais e raciais.

Fonte: Reprodução