Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Rafael Fonteles lançará primeira IA baseada em português em fevereiro

A SoberanIA será um modelo de linguagem de grande porte; entenda
Redação

O governador Rafael Fonteles anunciou para fevereiro o lançamento da SoberanIA, a primeira plataforma de inteligência artificial treinada exclusivamente com dados em português. O supercomputador que suportará a tecnologia já foi instalado no datacenter do Governo do Piauí. O desenvolvimento da ferramenta conta com a colaboração de técnicos do governo estadual, startups e pesquisadores brasileiros.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Fonteles destacou os diferenciais da plataforma. “É uma inteligência artificial soberana porque reúne pesquisadores brasileiros de diversas instituições renomadas do país, incluindo o Piauí, e utiliza dados nacionais. Teremos o maior banco de informações em português com licença comercial, contendo mais de 100 bilhões de palavras já na fase inicial”, afirmou o governador.

Foto: Ascom/Governo do PiauíGovernador Rafael Fontelee
Governador Rafael Fonteles

Tecnologia independente de big techs

Com um funcionamento semelhante ao do ChatGPT, a SoberanIA será controlada pelo Estado do Piauí, sem vínculo com grandes empresas de tecnologia. A ferramenta poderá ser disponibilizada comercialmente para governos estaduais, municipais e empresas públicas interessadas.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, destacou o impacto positivo da iniciativa. “A inteligência artificial será treinada exclusivamente em língua portuguesa. À medida que incorporamos dados públicos, podemos especializá-la com informações governamentais, aprimorando a prestação de serviços públicos por meio da tecnologia”, explicou.

Já o secretário de Estado da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macêdo, ressaltou que a plataforma possibilitará um ‘governo conversacional’, onde os cidadãos poderão obter informações por meio de um chat interativo. “Após o treinamento da IA, os algoritmos ficarão sob domínio do governo do Piauí. Assim, garantimos uma IA soberana, com controle sobre os dados e sua qualidade, auxiliando na formulação e execução de políticas públicas”, afirmou.

IA aplicada à gestão pública

A SoberanIA será um modelo de linguagem de grande porte (Large Language Model – LLM), voltado para otimizar processos administrativos e embasar decisões estratégicas no governo. A ferramenta poderá analisar dados de áreas como saúde, educação e segurança, fornecendo diagnósticos e projeções para aprimorar a gestão pública.

Além disso, a IA funcionará como assistente virtual, permitindo respostas rápidas a demandas da população, automação de tarefas burocráticas e apoio na elaboração de documentos e análise de regulamentações. Com essa iniciativa, o Governo do Piauí busca ampliar a inovação tecnológica e fortalecer a soberania digital no Brasil.

Comente