Rafael Fonteles rebate Zema e afirma: Nordeste financia outras regiões do Brasil
Para o governador do PI, a afirmação ignora distorções históricas no sistema tributário brasileiroEm entrevista ao UOL, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), discordou das declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que sugeriu que os estados do Sul e Sudeste 'carregam' o Nordeste. Para Fonteles, a afirmação ignora distorções históricas no sistema tributário brasileiro, que, segundo ele, acabam desfavorecendo a região Nordeste.
"Respeito o governador Zema, mas divirjo completamente", afirmou Fonteles, destacando que um dos grandes problemas da economia nacional está no modelo de arrecadação de impostos.

O impacto do sistema tributário
O governador do Piauí ressaltou que o Brasil é um dos poucos países do mundo onde parte dos tributos sobre o consumo é recolhida no estado de origem da produção, e não no local onde ocorre o consumo. Esse mecanismo, segundo ele, resulta em um fluxo de arrecadação que favorece as regiões mais industrializadas, enquanto estados consumidores, como os do Nordeste, perdem receita. "Na prática, o trabalhador nordestino paga impostos, mas uma fatia significativa desse valor é direcionada para outras regiões", explicou.
Caminho para corrigir distorções
Fonteles defendeu que a reforma tributária, atualmente em discussão, pode equilibrar esse cenário ao redistribuir de forma mais justa os recursos arrecadados. No entanto, ele alertou que a transição para um modelo mais equitativo não será imediata, podendo levar até cinco décadas para ser totalmente implementada.
Para o governador, corrigir essa distorção histórica é essencial para impulsionar o desenvolvimento do Nordeste e reduzir desigualdades regionais.