CNH do Brasil: inscrições já podem ser feitas pelo Gov.pi Cidadão
Pré-cadastro para a primeira habilitação está disponível em plataformas digitaisO Governo do Piauí iniciou o processo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio do programa CNH do Brasil. A iniciativa faz parte da modernização dos serviços públicos e permite que o cidadão comece todo o procedimento de forma digital.
O pré-cadastro pode ser feito pelo aplicativo Gov.pi Cidadão, na aba “1ª habilitação”. Também é possível acessar o serviço pelo site pidigital.pi.gov.br ou pelo aplicativo CNH do Brasil. Após essa etapa inicial online, o processo segue com curso teórico, exames, aulas práticas e emissão da CNH.
A plataforma Gov.pi Cidadão reúne mais de 600 serviços digitais e vem se consolidando como o principal canal de acesso aos serviços públicos no estado, reduzindo a necessidade de atendimento presencial.
Segundo o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, a integração com o Detran-PI garante mais agilidade e comodidade. “O cidadão pode iniciar a nova habilitação e acessar centenas de serviços em um único ambiente digital”, destacou.
Como tirar a CNH
- Realizar o pré-cadastro no Gov.pi Cidadão, na aba “1ª habilitação”, ou no site do Detran-PI;
- Fazer o curso teórico pelo aplicativo Gov.pi Cidadão, CNH do Brasil ou em um CFC;
- Comparecer a um posto do Detran-PI para emissão de taxas e coleta biométrica;
- Realizar exame médico e psicotécnico em clínica credenciada;
- Agendar e fazer a prova teórica no Detran-PI;
- Emitir a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) digital;
- Cumprir as aulas práticas com instrutor ou CFC credenciado;
- Agendar e realizar o exame prático;
Após aprovação, a CNH é emitida.
Fonte: Revista40graus, ETIPI e colaboradores
