Nova Estação Renascença marca avanço do metrô de Teresina
Com R$ 14 milhões investidos, governo entrega obra e reforça modernização que já virou referência na capitalO metrô de Teresina, aquele que muitos diziam que nunca sairia do “vagão da promessa”, ganhou mais um capítulo de modernização — e desta vez na Estação Renascença, totalmente reconstruída e entregue nesta quinta-feira (11) pelo governador Rafael Fonteles. Foram cerca de R$ 14 milhões investidos na obra e na requalificação do trecho ferroviário até a Estação Dirceu II, mostrando que o projeto não está apenas nos trilhos, mas acelerando.
A reforma faz parte da primeira etapa da modernização do sistema, conduzida pela Secretaria dos Transportes (Setrans). A Estação Itararé já havia sido entregue em julho, e outras duas seguem no caminho da revitalização: Frei Serafim e Boa Esperança. O pacote ainda inclui nova oficina de manutenção e um Centro de Controle de Operações que permitirá monitorar toda a rede em tempo real — um salto tecnológico raro no transporte público brasileiro.
Rafael Fonteles destacou que o avanço do metrô é fruto da integração entre governo estadual, federal e instituições parceiras. Segundo ele, mais de R$ 600 milhões estão sendo aplicados na modernização, incluindo duplicação de linhas e chegada de novos VLTs. “Se hoje já somos referência pela tarifa zero, seremos também pela qualidade das vias e dos equipamentos. E vamos expandir para todas as zonas de Teresina, com R$ 50 milhões já assegurados para os projetos”, afirmou.
O presidente da CFLP, Wilson Martins, lembrou que as obras seguem em ritmo acelerado: 65% da primeira etapa está concluída e três novos VLTs estão em produção, com o primeiro previsto para chegar em maio. Para ele, o resultado é claro: uma revolução na mobilidade da capital, com mais conforto, segurança e — sim — tarifa zero.
O secretário dos Transportes, Jonas Moura, reforçou que a entrega da Estação Renascença simboliza compromisso com o usuário. Segundo ele, já são 6,3 quilômetros de via férrea prontos, de um total de 13 previstos.
A modernização do metrô soma R$ 193 milhões apenas na primeira fase, com recursos do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo do Estado — provando que, quando o assunto é mobilidade urbana, Teresina está finalmente pegando o trem certo.
Fonte: Revista40graus, Metrô de Teresina e colaboradores
