Piracuruca celebra 203 anos com festa cívica e homenagem a quem faz o Piauí avançar
Governador destaca orgulho histórico e entrega Ordem Renascença a 38 personalidadesPiracuruca foi palco, nesta quinta-feira (22), de uma celebração marcada por emoção, fé e reconhecimento. O governador Rafael Fonteles participou das comemorações pelos 203 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil e conduziu a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença a 38 personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado.
A programação teve início com um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal, seguido de missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, reunindo autoridades, lideranças locais e a comunidade. Na solenidade, o governador ressaltou o orgulho pela data histórica e a importância de valorizar quem constrói o Piauí todos os dias.
“É uma alegria voltar a Piracuruca neste 22 de janeiro, data que simboliza bravura, coragem e participação decisiva na nossa história. Hoje celebramos o passado e homenageamos os heróis e heroínas do presente, pessoas simples ou autoridades, que fazem a diferença em suas comunidades e no nosso estado”, afirmou.
O prefeito Marcelo Jatobá destacou o novo momento vivido pelo município. Para ele, a celebração representa união, esperança e um futuro de mais oportunidades para a população de Piracuruca, que volta a olhar para frente com confiança e orgulho de sua trajetória.
A Ordem Estadual do Mérito Renascença é a mais alta comenda concedida pelo Governo do Piauí e reconhece personalidades e entidades que se tornaram dignas da gratidão e admiração do povo piauiense. As homenagens foram concedidas nos graus de Cavaleiro, Oficial e Comendador.
Entre os agraciados, a diretora da Nova Maternidade Evangelina Rosa, Carmen Ramos, destacou a emoção de receber a honraria após 36 anos de dedicação ao serviço público na área da saúde, especialmente na defesa da saúde infantil e na redução da mortalidade no estado.
Também homenageado, o servidor público, comunicador e empreendedor social Gustavo Henrique ressaltou o significado do reconhecimento. Segundo ele, a comenda reforça o compromisso de continuar contribuindo com o desenvolvimento do Piauí nas áreas social, cultural, educacional e empreendedora, renovando a responsabilidade de trabalhar por um estado cada vez melhor.
Fonte: Revista40graus, mídias, redes sociais e colaboradores
