Centro de atendimento para pessoas com autismo supera 2,6 mil atendimentos
Apenas em agosto, foram 1.673 atendimentos, superando os 1.006 contabilizados em julhoO primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí, uma iniciativa do Governo do Estado, atingiu 2.679 atendimentos em menos de dois meses de funcionamento. Inaugurado em 11 de julho pelo governador Rafael Fonteles, o centro iniciou oficialmente suas atividades no dia 14, com os primeiros atendimentos realizados.
A unidade oferece atendimento a pessoas de todas as idades, com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais, incluindo neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. O espaço também conta com sala de estímulo multissensorial e brinquedoteca, como parte das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí.

Apenas no mês de agosto, o Cetea registrou 1.673 atendimentos. Os serviços mais procurados no período foram Psicologia, com 364 atendimentos, seguida de Serviço Social (301) e Enfermagem (235). O volume registrado em agosto representa um aumento significativo em relação a julho, quando foram contabilizados 1.006 atendimentos. Os números são animadores, sobretudo porque o Cetea ainda opera com cerca de 80% da sua capacidade total, aguardando a chegada de alguns equipamentos para alcançar os 100%.
Sob gestão da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, o Cetea funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso aos serviços é feito por meio da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a triagem para o novo centro especializado.
Fonte: Revista40graus e colaboradores