Governo do Piauí reforça rede estadual de saúde com nove novas ambulâncias
Investimentos buscam garantir deslocamento seguro de pacientes entre os hospitais do estadoO governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, nesta sexta-feira (23), a entrega de nove novas ambulâncias de suporte avançado para reforçar o sistema estadual de saúde. Os veículos fazem parte de um pacote que já totaliza 32 ambulâncias entregues à rede hospitalar estadual durante o governo.

As ambulâncias serão destinadas aos seguintes centros de saúde: Unidade Mista de Avelino Lopes (Avelino Lopes), Hospital João Pacheco Cavalcante (Corrente), Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (Esperantina), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Hospital Estadual Júlio Borges de Macêdo (Curimatá), Hospital Estadual Domingos Chaves (Canto do Buriti), Hospital Francisco Ayres Cavalcante (Amarante), Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato) e Hospital Regional Leônidas Melo (Barras).
A medida tem como objetivo a qualificação do transporte de pacientes entre unidades de saúde de diferentes níveis de complexidade. Segundo o governador, o deslocamento de pacientes de um hospital de menor complexidade para centros de referência em alta complexidade, como os de Picos, Floriano, Parnaíba e Teresina, exige infraestrutura adequada e segura.
“É mais uma qualificação para esse nosso atendimento dentro da lógica de regulação. Alguns hospitais resolvem problemas de baixa e média complexidade e quando é um caso de alta complexidade, um transporte seguro a partir dessas ambulâncias de suporte avançado desloca o paciente para um hospital sede de macrorregião, como é o caso de Picos, Floriano, Parnaíba e, claro, Teresina. Então, já foram 32 ambulâncias neste padrão, que a gente já entregou para a nossa rede estadual, garantindo melhor qualidade na saúde pública do estado do Piauí”, afirmou Fonteles.
O governador assegura, também, o trabalho de intensificação nas obras de melhoria da infraestrutura hospitalar. “Além da melhora na infraestrutura física e tecnológica nos hospitais da rede, praticamente todos já tiveram alguma obra de ampliação, de reforma, de novos serviço, novas áreas. É o caso dos grandes hospitais de Parnaíba, Floriano e Picos, que estão recebendo obras neste momento. É o caso também de Elesbão Veloso, Simplício Mendes, São João do Piauí e Amarante. São vários hospitais, praticamente todos, até os menores, que receberam benfeitorias e ampliações”, concluiu.
Fonte: Revista 40 Graus