Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Secretaria de Saúde confirma circulação de nova variante da Covid-19 em municípios

Laboratório Central identificou a variante XFG após analisar 44 amostras coletadas em seis cidades

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou que a variante XFG da Covid-19 está circulando no Piauí. A descoberta foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), em parceria com a Fiocruz Piauí, por meio da análise genética de amostras positivas da doença.

Foram analisadas 44 amostras coletadas entre janeiro e agosto de 2025 em cidades como Teresina, Altos, Parnaíba, São João do Piauí, Campo Maior e Morro Cabeça do Tempo

A variante XFG também foi encontrada em outros estados, como Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, DistritoFederal e Santa Catarina. No Piauí, onde os casos de Covid-19 aumentaram nas últimas semanas, a presença da linhagem ajuda a entender esse crescimento.

Foto: DivulgaçãoO que se sabe sobre a variante XFG
O que se sabe sobre a variante XFG

O que se sabe sobre a variante XFG:

A XFG é uma variante com mutações que podem dificultar um pouco a ação dos anticorpos. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde afirma que não há sinais de que ela cause casos mais graves ou afete a eficácia das vacinas e medicamentos.

Por isso, a XFG foi classificada como “variante sob monitoramento”. Isso significa que ela exige atenção, mas não muda os protocolos médicos ou de vacinação.

Sesapi reforça necessidade de vigilância e vacinação

A Secretaria de Saúde informou que continuará fazendo testes e análises genéticas regularmente, junto com a Fiocruz Piauí e as vigilâncias municipais. A meta é identificar mudanças no vírus e apoiar decisões de saúde pública.

“É fundamental que a população mantenha os cuidados. Evitar aglomerações e usar máscara em locais de saúde ou com muita gente ajuda a frear o avanço do vírus. Essas medidas são ainda mais importantes para idosos, crianças e adolescentes, que têm maior risco de complicações”, disse Marylane Viana, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria.

A vacinação continua sendo uma das principais formas de prevenir a Covid-19.

“A Secretaria reforça a importância dos cuidados e da vacinação contra a Covid-19. Para quem tem maior risco, a dose deve ser aplicada a cada seis meses. Para os demais, a recomendação é uma dose por ano”, informou o órgão.

Foto: SESAPISesapi reforça necessidade de vigilância e vacinação
Sesapi reforça necessidade de vigilância e vacinação

Fonte: Reprodução

Comente