Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Sete municípios do Piauí recebem novas ambulâncias do SAMU 192

Mais de 6 milhões de brasileiros passaram a ter acesso ao atendimento de urgência
Redação

O Ministério da Saúde entregou, nesta semana, sete novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para municípios do Piauí. As cidades contempladas foram Bonfim do Piauí, Boqueirão do Piauí, Campo Largo do Piauí, Castelo do Piauí, Fartura do Piauí, Pimenteiras e São Félix do Piauí.

Foto: Ascom/Governo FederalPiauí recebe 21 ambulâncias do Ministério da Saúde para renovar frota do Samu
Sete municípios do Piauí recebem novas ambulâncias do Ministério da Saúde para renovar frota do Samu

A entrega faz parte de um lote de 46 novas unidades destinadas a 42 municípios de 13 estados brasileiros. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (10), em Sete Lagoas (MG), com a presença da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde, Aline Costa. As novas ambulâncias fazem parte do investimento de R$ 14,9 milhões do governo federal por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Com a renovação da frota, o SAMU 192 passa a cobrir aproximadamente 89% da população brasileira.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é universalizar o serviço até o fim de 2026, com a entrega de mais 2,3 mil ambulâncias em todo o país. Desde o início de 2023, já foram distribuídas 2.462 unidades, número seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando apenas 366 ambulâncias foram entregues.

Com a ampliação da frota, mais de 6 milhões de brasileiros passaram a ter acesso ao atendimento de urgência. Atualmente, mais de 4,3 mil ambulâncias estão em operação, atendendo cerca de 189,8 milhões de pessoas em 4.207 municípios.

Além das novas unidades, o Ministério da Saúde também renovou mais de 2 mil veículos antigos, que já somavam 15 anos de uso. Após manutenção, esses veículos voltaram a operar em condições seguras, reforçando a capacidade de resposta do SAMU.

SAMU 192: atendimento gratuito e essencial

O SAMU 192 é um dos pilares da Política Nacional de Atenção às Urgências e integra a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel do Ministério da Saúde. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado pelo número 192.

A atuação do SAMU é fundamental para evitar o agravamento de quadros clínicos, reduzir sequelas e salvar vidas, por meio do atendimento imediato e do transporte adequado até a unidade de saúde mais próxima. O serviço é prestado por equipes capacitadas e coordenadas por uma Central de Regulação das Urgências.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente