Guarda Municipal de Teresina realiza movimento por melhores condições de trabalho

Movimento Guarda Legal denuncia atraso de pagamento de adicionais e condições precárias de trabalho
Redação
Foto: Revista 40 Graus | Ailton Oliveira
Poliana Aguiar, guarda civil municipal

Na manhã desta quarta-feira (21), a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) realizou um movimento para cobrar o pagamento de adicionais atrasados e denunciar uma série de irregularidades nas condições de trabalho. O movimento, nomeado Movimento Guarda Legal, ocorre após tentativas frustradas de diálogos com a gestão municipal.

Segundo Poliana Aguiar, representante da categoria, uma assembleia optou pelo protesto, diante do não cumprimento de direitos garantidos por lei. “Buscamos o prefeito, procuramos o secretário, para exatamente ter esse retorno. Buscamos essa reunião que, inicialmente, foi desmarcada, depois remarcada, mas foi mais do mesmo, não houve resposta. Nós não tivemos nenhum tipo de retorno no quesito de datas ou previsão de quando é que a gente vai começar a receber esses adicionais, que estão garantidos em lei pelo Estatuto aprovado em 2023”, explicou a representante.

Entre as principais reclamações estão o pagamento do adicional do risco de vida e das parcelas de reajuste salarial que foram conquistadas. Além disso, os guardas denunciam condições precárias de trabalho, como a falta de viaturas adequadas, munições vencidas e ausência de fardamentos para alguns guardas municipais.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Revista 40 Graus | Ailton Oliveira
Viaturas sem giroflex

O movimento, segundo Poliana, não se trata de greve ou paralisação. Todos os guardas municipais estão presentes e disponíveis para o trabalho, mas cobram que o serviço ocorra em condições seguras e regulares. “Nós não estamos fazendo nada ilegal. O nosso movimento é legal e conta com a orientação do advogado do Sindersem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina), para que nenhum sofra constrangimento ao aderir ao movimento”, concluiu.

Leia também