Metrô de Teresina será ampliado e passará pela UFPI, Mocambinho e HUT
Projeto já foi aprovado e manterá tarifa zero; obras incluem novos trechos, estações e duplicações
A Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP) anunciou a ampliação da malha do Metrô de Teresina, que passará a atender novos bairros e pontos estratégicos da capital, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o bairro Mocambinho e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A proposta já foi aprovada e prevê a manutenção da tarifa gratuita para os passageiros.
Segundo o presidente da CFLP, Wilson Martins, o plano de expansão visa promover uma maior integração entre as zonas da cidade, além de oferecer transporte público acessível, moderno e eficiente. A reestruturação contempla a duplicação da linha férrea, aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e construção de novas estações.
“Essa é uma conquista para Teresina. O transporte público de qualidade é fundamental para garantir mobilidade, acesso à saúde, à educação e ao trabalho. Vamos atender regiões ainda não contempladas, com conforto, segurança e tarifa zero”, destacou Wilson Martins.
Novos trajetos e cobertura ampliada
De acordo com o projeto, o novo trajeto do metrô contempla a extensão de 2,5 km a partir da Estação Colorado, passando pelo bairro Mocambinho e chegando até a UFPI. Também está prevista uma extensão de 1 km em direção ao bairro Todos os Santos, próximo à saída para Altos, além de uma nova linha em direção à zona Sul, passando pelo Terminal Rodoviário Lucídio Portella, FIEPI e HUT.
A malha será estendida ainda para a Avenida Maranhão, passando pelo Centro Administrativo e alcançando a Avenida Industrial Gil Martins. Estão em estudo também ramais para as zonas Leste, através da Avenida Raul Lopes, e Sudeste, via Ponte Wall Ferraz.
Modernização e acessibilidade
A expansão também inclui obras de duplicação da via férrea, substituição de dormentes e trilhos, permitindo a circulação simultânea de dois trens. Estão previstas a reforma de estações antigas e a construção de novas paradas com acessibilidade universal, painéis informativos e integração ao transporte por ônibus.
A previsão é que o primeiro dos três novos VLTs comece a operar em maio de 2026. Na próxima segunda-feira (14), será entregue a nova Estação Itararé, simbolizando o início da modernização do sistema ferroviário da capital.
Investimento e impacto social
O projeto é financiado com recursos estaduais e não terá impacto direto nas tarifas, já que a gratuidade será mantida para todos os usuários. A expectativa da CFLP é de que a ampliação contribua para reduzir a sobrecarga no sistema de ônibus e impulsione o desenvolvimento urbano em áreas antes desassistidas.
A proposta também atende à crescente demanda por transporte público em regiões que concentram serviços essenciais como hospitais, universidades e órgãos administrativos.