Delegações do Brasil e dos EUA se reúnem após encontro entre Lula e Trump
Encontro em Kuala Lumpur reuniu Mauro Vieira e representantes do Tesouro norte-americano
RedaçãoDelegações do Brasil e dos Estados Unidos fizeram, nesta segunda-feira (27), uma reunião, na Malásia, para debater as tarifas de 50% aplicadas a uma série de produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump. A reunião entre as delegações foi a primeira após o encontro ocorrido entre os presidentes Lula e Trump.
“Em seguimento ao encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump, na Malásia, delegações do Brasil e Estados Unidos reuniram-se em Kuala Lumpur na manhã de segunda-feira, dia 27, para iniciar o diálogo sobre as negociações relativas às medidas tarifárias adotadas pelos EUA", afirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. "Pelo Brasil participaram o ministro Mauro Vieira, o secretário-executivo do MDIC, Márcio Rosa, e o embaixador Audo Faleiro, da Assessoria Especial da Presidência", complementou a nota. "Comitiva dos EUA foi liderada pelo Representante Comercial (USTR), Jamieson Greer, e pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent."
De acordo com o chanceler Mauro Vieira, este foi o “primeiro passo do processo negociador” e o governo brasileiro deve, ainda, “estabelecer um cronograma de negociação e estabelecer os setores sobre os quais vamos conversar para que possamos avançar”.
“Esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, afirmou Vieira, destacando que o líder brasileiro está disposto a conversar sobre “todos os setores e áreas de comércio bilateral, e também sobre a questão de minerais críticos e terras raras".