Delegações do Brasil e dos EUA se reúnem após encontro entre Lula e Trump

Encontro em Kuala Lumpur reuniu Mauro Vieira e representantes do Tesouro norte-americano
Redação
Foto: Reprodução | Divulgação/ Itamaraty
Delegações de Brasil e Estados Unidos se reuniram na Malásia para discutir as taxas impostas aos produtos brasileiros

Delegações do Brasil e dos Estados Unidos fizeram, nesta segunda-feira (27), uma reunião, na Malásia, para debater as tarifas de 50% aplicadas a uma série de produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump. A reunião entre as delegações foi a primeira após o encontro ocorrido entre os presidentes Lula e Trump.

“Em seguimento ao encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump, na Malásia, delegações do Brasil e Estados Unidos reuniram-se em Kuala Lumpur na manhã de segunda-feira, dia 27, para iniciar o diálogo sobre as negociações relativas às medidas tarifárias adotadas pelos EUA", afirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. "Pelo Brasil participaram o ministro Mauro Vieira, o secretário-executivo do MDIC, Márcio Rosa, e o embaixador Audo Faleiro, da Assessoria Especial da Presidência", complementou a nota. "Comitiva dos EUA foi liderada pelo Representante Comercial (USTR), Jamieson Greer, e pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent."

De acordo com o chanceler Mauro Vieira, este foi o “primeiro passo do processo negociador” e o governo brasileiro deve, ainda, “estabelecer um cronograma de negociação e estabelecer os setores sobre os quais vamos conversar para que possamos avançar”.

Continue lendo após a publicidade

“Esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, afirmou Vieira, destacando que o líder brasileiro está disposto a conversar sobre “todos os setores e áreas de comércio bilateral, e também sobre a questão de minerais críticos e terras raras".

Leia também