Piauí deve encerrar 2025 com contas equilibradas, afirma secretário da Fazenda
Emílio Júnior diz que pendências financeiras foram sanadas e que o estado agora foca na adesão ao Propag
RedaçãoO secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, afirmou, nesta terça-feira (9), que o estado deve terminar o ano de 2025 com as contas equilibradas, mantendo o pagamento da folha, dos credores e do 13º dentro do cronograma.
De acordo com o secretário, o Piauí já resolveu as pendências relacionadas às operações de crédito e aos projetos de securitização e o foco, agora, se volta para a adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), destinado a promover dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União.
“Nós entendemos que todos os estados da federação devem aderir ao Propag. O nosso principal objetivo na entrada do Propag é justamente o receio do fundo de equalização. Queremos fazer parte dos estados que querem aderir ao Propag e que pagarão os juros com a redução que foi concedida em lei”, disse.
Emílio Júnior ressaltou que ainda não é possível definir o valor a ser recuperado, pois isso depende da adesão dos maiores entes federativos, como o estado de São Paulo.
“Eu participei de uma reunião do Confaz e conversando com o secretário de Fazenda do estado de São Paulo. Então, após os estados maiores, como São Paulo e Minas Gerais, se prepararem para a adesão, a gente vai fazer um cálculo em cima da questão do valor”, informou.