Pix ganha botão de contestação digital para fraudes, golpes e casos de coerção

Ferramenta do Banco Central agiliza bloqueio e devolução de valores em transações suspeitas

O Banco Central (BC) anunciou uma nova medida de segurança para o Pix: o “botão de contestação”, disponível a partir desta quarta-feira 1 de Outubro. A ferramenta, formalmente chamada de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), permite que usuários contestem transações de forma totalmente digital em casos de fraude, golpe ou coerção.

Segundo o Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, Breno Lobo, a novidade busca acelerar o bloqueio de recursos e aumentar as chances de devolução dos valores às vítimas.

“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais também podem ser bloqueados. Depois disso, os bancos têm até sete dias para analisar a contestação e, se confirmarem a fraude, a devolução ocorre em até 11 dias”, explicou Lobo.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Banco Central
Ferramenta do Banco Central agiliza bloqueio e devolução de valores em transações suspeitas

O BC reforça que o botão não se aplica a desacordos comerciais, arrependimentos ou erros de digitação de chave Pix, situações que envolvem terceiros de boa-fé. O uso é exclusivo para fraudes, golpes e coerção.

A iniciativa integra o processo de aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, criado justamente para dar mais proteção e agilidade às vítimas de crimes envolvendo o sistema de pagamento instantâneo.

Saiba mais em: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/20865/noticia

Foto: ICL Noticias
Pix ganha botão de contestação digital para fraudes, golpes e casos de coerção

Leia também