Usina solar inicia operação em Ribeiro Gonçalves e reforça protagonismo do Piauí
Complexo Fotovoltaico Panorama tem 300 MW de capacidade instalada
RedaçãoO Complexo Fotovoltaico Panorama, localizado no município de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, iniciou suas operações no dia 17 de setembro, reforçando o protagonismo do estado em energias renováveis. O empreendimento conta com 99 unidades geradoras, divididas em três usinas, totalizando 300 megawatts (MW) de capacidade instalada.
“Celebramos um marco importante com a entrada em operação do Complexo Fotovoltaico Panorama. Esse empreendimento fortalece a nossa matriz renovável, atraindo mais investimentos e gerando milhares de empregos para a população”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2023 pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país por meio de investimentos em infraestrutura, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.
A operação do complexo consolida ainda mais o Piauí como um dos grandes protagonistas nacionais em energias renováveis. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com as associações ABSOLAR e ABEEólica, o estado ocupa o 1º lugar no ranking nacional de participação da matriz elétrica renovável. Além disso, figura em 3º lugar na produção de energia solar centralizada (2025) e de energia eólica (2023).
Esses resultados refletem o compromisso do estado com a sustentabilidade e a descarbonização da economia, consolidando o Piauí como referência em liderança no setor de energias limpas.
No início deste ano, o Governo do Piauí, por meio da Investe Piauí, assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Coensa Construções Planejadas Ltda. e a Prosolar Geradora de Energia Solar SPE Ltda. para a instalação de um novo complexo fotovoltaico na Fazenda São Dimas, abrangendo os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia.
Esse novo empreendimento deverá gerar 3.500 empregos diretos, impulsionando a economia local e reforçando o papel do Piauí como um dos principais polos de energia solar do Brasil.