“Me surpreendeu e encantou”: pesquisadora Dora Kaufman elogia ensino de IA no PI

Referência nacional em inteligência artificial, a professora e pesquisadora ministrou palestra
Redação

Referência nacional em inteligência artificial, a professora e pesquisadora Dora Kaufman ministrou em Teresina a palestra “Fundamentos da IA na Educação Básica”. O encontro aconteceu auditório do Centro Cultural de Línguas da Seduc (CCL) e reuniu professores da disciplina de Inteligência Artificial e Robótica da rede estadual.

Dora Kaufman e Washington Bandeira

O secretário de Educação, Washington Bandeira, esteve presente no evento e revelou os impactos já vistos no Piauí com a aplicação de inteligência artificial como disciplina nas escolas estaduais.

“A gente tem avaliado primeiro que os alunos, os estudantes estão gostando muito dessa disciplina que é algo com que com o que eles têm uma boa afinidade tecnologias e se interessam muito. Então a escola se torna mais atrativa por causa desta disciplina e dos cursos técnicos na área da tecnologia e dos laboratórios de informática, salas de inovação, ou seja, infraestrutura também serve para atrair mais os nossos estudantes a permanecerem na escola e aqueles que saíram evadiram, a voltarem para a escola. E uma disciplina como esta fortalece os conhecimentos, as aprendizagens deles. Não só os conhecimentos que eles já tem em tecnologias, em inteligência artificial porque eles são muito curiosos e isso está realmente no mundo deles hoje, mas também eles fortalecem as aprendizagens nas outras disciplinas”, afirma o secretário.

Continue lendo após a publicidade

Em Teresina, Dora Kaufman destaca como a inteligência artificial nas escolas pode impactar na construção de conhecimento para as novas gerações.

“Eles estão tendo a oportunidade de não só usar as soluções, mas entender a lógica. O primeiro modulo é exatamente como funciona, a lógica, o que é inteligência artificial e só o segundo módulo entra na parte prática, na experimentação. Hoje essa tecnologia não tem a possibilidade de funcionar como os seres humanos, somos muito mais complexos, agora hoje é uma tecnologia que pode melhorar os nossos desempenhos”, finaliza.

Dora Kaufman e Washington Bandeira ministram palestra

Aplicação de IA nas escolas estaduais

Professora na Unidade Marechal Rondon, no bairro Cabral, Sara Rocha possui formação técnica em informática. Professora de português da educação básica, ela conta como vem sendo agregar as aulas de inteligência artificial que aplica há um ano na unidade.

“Eles estão olhando com um novo olhar. Antes eles achavam que inteligência artificial era só usar o Gemini, ChatGPT e com a chegada da matéria eles conseguiram entender as funcionalidades a mais. Estão aprendendo a lidar com as novas tecnologias, e eu digo que estou aprendendo junto com eles. Estou tendo uma formação para aplicar para eles e se torna uma via de mão dupla”, conta Sara Rocha.

Atualmente, 100 professores de inteligência artificial e robótica na rede estadual de ensino. Além de atrair estudantes dentro da rede de ensino, o secretário Washington Bandeira destaca

“O que nós temos aqui são professores ensinando professores das outras disciplinas de outras áreas de origem de conhecimento matemática, informática, física, biologia, também e os professores estão ministrando aula de inteligência artificial conectada e integrada aos conhecimentos de suas áreas de formação de suas áreas de conhecimento originárias. Então o aluno hoje numa aula de IA, de inteligência artificial, ele aprende sobre inteligência artificial”, explica.

Dora Kaufman é autora do livro “Desmistificando a Inteligência Artificial” e colunista da revista Época Negócios. Com vasto conhecimento na área, ela pontua a cadeia de ensino de inteligência artificial nas escolas.

“Me chamou a atenção a maneira como o governo funciona. A estratégia, tudo interligado, foco, metas, cobrança e isso me parece, com todos os elementos positivos que você tem nas grandes empresas. É difícil trazer isso para área pública e ter um propósito. Isso também me chamou muito atenção, tudo é feito com um propósito de fato desenvolver o estado, trazer benefício para população. Sinceramente me surpreendeu e encantou”, destaca Dora Kaufman.

Dora Kaufman e Washington Bandeira ministram palestra

Leia também