MEC lança programa “Na Ponta do Lápis” para levar educação financeira às escolas
Iniciativa pretende alcançar mais de 30 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio
RedaçãoO Ministério da Educação publicou, nesta quarta-feira (9), a Portaria nº 502/2025 que institui o programa “Na Ponta do Lápis”. De acordo com o MEC, a iniciativa visa promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio e, em especial, para os beneficiários do programa “Pé-de-meia”.
Para que o objetivo seja alcançado, o programa vai ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades para lidar com dinheiro de forma consciente, entender impostos e planejar o futuro.
A adesão ao programa é voluntária e, portanto, municípios interessados devem assinar um termo de compromisso com o MEC. Quem aderir terá direito à formação de professores, apoio técnico e financeiro às redes de ensino e integração dos temas ao currículo da escola, seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Comitê Estratégico do programa - que deve emitir orientações para o aprimoramento dos planos de ação que municípios podem desenvolver - será composto por representantes do Ministério da Educação, do Ministério da Fazenda, do Banco Central, da Caixa Econômica Federal, entre outros órgãos.
A meta é alcançar mais de 30 milhões de estudantes em todo o país.