Presidente do Inep Anísio Teixeira explica elaboração do Enem e dá orientações
Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro; exame terá 180 questões e redação
RedaçãoO presidente do Inep, responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), explicou em entrevista como são elaboradas as questões, definidos os temas da redação e calculadas as notas para certificação do Ensino Médio. As provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha em cada dia, além da redação.
Segundo o presidente, as questões são produzidas por equipes de especialistas em todas as áreas do conhecimento, com base na matriz de referência do Enem. Elas passam por um processo de testagem e calibração, que define o grau de dificuldade e garante equilíbrio entre itens fáceis, médios e difíceis.
Sobre a redação, ele destacou que o tema é escolhido por uma comissão de especialistas e deve ser atual, relevante e argumentativo. “O estudante precisa desenvolver um ponto de vista com base em uma questão contemporânea”, afirmou.
O presidente também alertou sobre o uso do “repertório de bolso”, como citações prontas e genéricas, que podem prejudicar a nota. “A Constituição, por exemplo, é uma ótima citação, desde que esteja bem encaixada no argumento”, orientou.
Aqueles que usam o Enem para certificação do Ensino Médio precisam atingir 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação. Com essa pontuação, é possível solicitar o certificado junto a secretarias de Educação ou Institutos Federais conveniados.
Ele ressaltou ainda o compromisso do exame com a acessibilidade, oferecendo recursos como provas em braile, ampliadas, intérprete de Libras e apoio a mães lactantes. Também lembrou que o aplicativo MEC Enem está disponível para acompanhar informações sobre o exame.