Reitora da UFPI solicita ao MEC liberação do 1º curso de Psicologia em Teresina

Nadir Nogueira cobra agilidade no parecer jurídico e afirma que a UFPI já dispõe de prédio e recursos

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, solicitou ao Ministério da Educação (MEC) que acelere o processo de criação do primeiro curso de Psicologia em Teresina. O pedido, protocolado em 2023, ainda aguarda parecer jurídico da Secretaria de Educação Superior (Sesu), o que tem impedido o início das atividades.

“Sobre o curso de psicologia, era preciso fazer uma escuta na Secretaria de Educação Superior, que a gente já mandou, e o ministro prontamente acionou. Nós inclusive temos recurso para construir o prédio desde o ano passado. Estou aguardando esse parecer. Só depende de destravar no jurídico da Sesu”, explicou a reitora.

Foto: UFPI

Segundo Nadir Nogueira, o projeto está estruturado e pronto para ser executado. “Já temos um prédio autorizado, com recurso garantido para a construção e códigos de vagas para contratar professores e técnicos. Solicitamos ao ministro que destrave esse processo para que a UFPI ofereça o curso de Psicologia ainda nesta gestão”, completou.

Continue lendo após a publicidade

O curso era anteriormente ofertado no campus de Parnaíba, quando a unidade ainda integrava a estrutura da UFPI. Com a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a graduação passou a ser de responsabilidade da nova instituição, deixando Teresina sem um curso de Psicologia público vinculado à UFPI.

Foto: Cidade Verde
Nadir Nogueira cobra agilidade no parecer jurídico e afirma que a UFPI já dispõe de prédio e recursos

Parceria com o IMPA Tech

Durante a mesma agenda, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou também a criação do curso de Medicina da UFPI em Floriano e anunciou, ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a implantação do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O novo campus funcionará em Teresina e oferecerá o Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, gratuito e financiado pelo Governo Federal, com investimento superior a R$ 35 milhões. As aulas serão ministradas no prédio do Instituto Antonino Freire.

A UFPI atuará como parceira do IMPA Tech por meio do seu Núcleo de Computação de Alto Desempenho, que já desenvolve ferramentas de inteligência artificial aplicadas à segurança pública, como o BO Fácil, o Spia e sistemas de videomonitoramento do projeto Soberania.

Leia também