Hugo Hoyama, ex-mesatenista, sofre infarto e é submetido a cirurgia
Aposentado desde 2021
RedaçãoO ex-mesatenista Hugo Hoyama, de 56 anos, está internado no Hospital do Coração, em São Paulo, após uma cirurgia de revascularização, realizada na segunda-feira (22). Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se recuperando bem, de acordo com protocolo médico.
De acordo com o hospital, Hugo deu entrada no dia 12 de setembro após sentir dores no peito e foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. Ainda não há previsão de alta.
Infarto agudo do miocárdio
Popularmente conhecido como ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio é resultado da morte do tecido (necrose) do músculo cardíado causado por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. Essa obstrução normalmente é causada pela formação de um coágulo de sangue sobre uma área comprometida aderência de gordura, causando o estreitamento dos vasos sanguíneos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a principal causa de morte no Brasil, com 300 mil a 400 mil casos por ano, sendo 5 a cada 7 casos levados a óbito.
O atendimento médico imediato e de urgência é essencial para salvar uma vida após um ataque cardíaco.
Hugo Hoyama
Hugo Hoyama é considerado uma lenda do tênis de mesa. Ele participou de seis Olimpíadas e sete Jogos Pan-Americanos, e possui um recorde de medalhas: 10 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.
Em 2013 se aposentou como atleta e assumiu como técnico da seleção feminina de tênis de mesa, lugar que lhe garantiu, pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial de Equipes da Segunda Divisão, em 2014.
Aposentado do esporte desde 2021, hoje ele atua como embaixador do tênis de mesa no Brasil.