Pacto pelas Crianças já mudou a realidade de mais de 200 mil meninos e meninas do

Durante o Congresso das Cidades, foram apresentados avanços e novas conquistas
Redação

A transformação da vida de mais de 200 mil crianças piauienses foi o centro da roda de conversa conduzida pela coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, durante o 4º Congresso das Cidades 2025, evento que está sendo realizado no Teresina Shopping.

O encontro reuniu autoridades e parceiros estratégicos das políticas de primeira infância, como o secretário da Educação, Washington Bandeira, o secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome , João de Deus Sousa, e o superintendente da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo. Juntos, os gestores reforçaram a mensagem de que investir na base é garantir um futuro mais justo e promissor.

Foto: Alysson Dinis
Primeira-dama Isabel Fonteles no evento acompanhada de secretários estaduais.

“O Pacto já beneficiou mais de 200 mil crianças no nosso estado, fortalecendo a saúde, a educação e a assistência social. Mas o mais importante é que estamos criando as condições para que nenhuma criança fique para trás. Esse é o nosso compromisso”, destacou Isabel Fonteles.

Continue lendo após a publicidade

Novas conquistas anunciadas

Durante sua participação, Isabel Fonteles apresentou conquistas que colocam o Piauí na vanguarda nacional das políticas de infância. Entre os anúncios, está a aquisição de duas novas carretinhas da saúde, já em fase de licitação, que irão ampliar a cobertura de serviços para crianças nos municípios.

Ela também celebrou a parceria com seis instituições internacionais de referência, que irão apoiar a educação infantil, com foco especial na pré-escola e na recomposição da aprendizagem de crianças em situação de maior vulnerabilidade.

Outro destaque foi a expansão da formação de brinquedistas, profissionais capacitados para promover atividades lúdicas em creches e brinquedopraças. Após formar 70 especialistas em 2024, este ano serão mais 80 profissionais de todas as regiões do estado.

Isabel ainda anunciou o fortalecimento do curso executivo em Políticas de Primeira Infância, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Van Leer, que formou 32 lideranças estaduais em 2024 e, em 2025, prepara a formação de 80 gestores municipais.

Foto: Alysson Dinis
Primeira-dama Isabel Fonteles no evento

Tecnologia a serviço da infância

Uma das novidades mais celebradas foi a expansão do aplicativo Piauí Primeira Infância, já testado em caráter piloto no município de Lagoa do Piauí. A ferramenta permitirá acompanhar a jornada de cada criança, integrando dados para gestores e oferecendo aos pais informações úteis sobre saúde, educação e desenvolvimento infantil.

“Esse é um salto histórico. O Piauí será o primeiro estado brasileiro a ter um sistema próprio para monitorar e apoiar o desenvolvimento da criança desde os primeiros anos de vida”, afirmou Isabel.

Um pacto que une forças

Na ocasião, os secretários presentes reforçaram a importância da união entre Estado, municípios e sociedade. Para o secretário da Sasc, João de Deus, “a adesão voluntária dos municípios demonstra maturidade e compromisso em colocar a criança no centro das políticas públicas”.

Já o secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a integração entre educação e lazer, destacando o impacto dos espaços lúdicos e da qualificação de professores na garantia de uma infância plena.

Leia também