Teresina pode adotar Pix como novo meio de pagamento para passagens de ônibus
A iniciativa foi apresentada pelo vereador Carpejanne Gomes
Um novo projeto de lei foi protocolado na quarta-feira (5) na Câmara Municipal de Teresina, propondo a adoção do Pix como meio de pagamento para as passagens de ônibus na capital. A iniciativa, apresentada pelo vereador Carpejanne Gomes (Podemos), tem como objetivo ampliar as opções de pagamento para os passageiros do transporte coletivo. Atualmente, o sistema aceita apenas dinheiro em espécie e cartões eletrônicos para tarifa inteira ou meia-passagem.
A proposta determina que as empresas de transporte público passem a disponibilizar a opção de pagamento via Pix. Antes de seguir para votação no Plenário, o texto será analisado pelas comissões temáticas da Câmara Municipal. Caso aprovado, dependerá de sanção do prefeito Silvio Mendes e da regulamentação pela administração municipal.
Entre os principais benefícios do projeto, destaca-se a acessibilidade do pagamento via Pix, que pode ser realizado independentemente do sistema operacional do celular ou da instituição bancária utilizada, desde que autorizada pelo Banco Central. O vereador também defende que a operação não deve incluir cobrança de taxas adicionais, garantindo mais comodidade aos passageiros e otimizando os custos operacionais das empresas do setor.
São Paulo, Salvador e Recife são cidades que já adotaram o pagamento de passagens por Pix. De acordo com a iniciativa, o intuito é modernizar o sistema de transporte, aumentar a segurança das transações e proporcionar mais praticidade para os usuários.