TJ-PI define lista tríplice e destaca perfil de novo desembargador

Presidente do Tribunal defende nome independente e preparado; governador terá 20 dias para escolha
Redação

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Aderson Nogueira, afirmou que o novo desembargador a ser nomeado pelo governador Rafael Fonteles deve ter perfil independente, sensível, humano e garantidor de direitos. A declaração foi dada nesta sexta-feira (5), após o pleno do tribunal aprovar a lista tríplice encaminhada pela OAB-PI.

Foto: Reprodução
Desembargador e presidente do TJ-PI Aderson Nogueira

Os advogados mais votados foram: Mario Basílio, com 20 votos; Sigifroi Moreno, com 17 votos; e Gisela Freitas, com 16 votos. A lista será encaminhada ainda hoje ao Palácio de Karnak, e o governador terá 20 dias para fazer a escolha.

A nova vaga foi criada após aprovação na Assembleia Legislativa, ampliando para 22 o número de desembargadores do TJ-PI. Atualmente, o gabinete é ocupado por uma juíza convocada.

Continue lendo após a publicidade

Aderson Nogueira avaliou o processo de escolha como tranquilo e destacou o desempenho do Tribunal em 2025. Segundo ele, o ano foi marcado por produtividade recorde no segundo grau, com cerca de 130% de produção, representando 30% a mais de processos julgados em relação ao volume recebido.

O presidente afirmou que, para 2026, o foco será manter e ampliar a produtividade, com celeridade, segurança jurídica e respeito ao devido processo legal.

“A missão do poder judiciário é julgar processos com qualidade e entregar resultados a quem busca a Justiça, sempre seguindo os princípios constitucionais”, concluiu.

Leia também