Aprovação de Trump cai no primeiro mês após a posse
Desaprovação cresceu 10 pontos percentuais em 30 dias, diante da desconfiança e inflação em alta
RedaçãoA avaliação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu nos últimos dias, à medida que mais americanos demonstram preocupação com a direção da economia do país, especialmente após o anúncio de novas tarifas impostas a outros paises e acordos comerciais sendo quebrados.
Uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos, divulgada nesta quarta-feira, 19, mostra que a aprovação de Trump no cargo caiu para 44% em apenas um mês, uma leve redução em relação aos 45% registrados entre os dias 24 e 26 de janeiro.
A pesquisa também revelou que a desaprovação do governo aumentou 10 pontos percentuais, alcançando 51%, em comparação com 41% no momento de sua posse.
O aumento na desaprovação reflete, em parte, uma preocupação maior com a economia americana. Segundo a pesquisa, 53% dos americanos acreditam que o país segue na direção errada economicamente, um aumento de 8 pontos percentuais frente aos 43% registrados em janeiro. A avaliação de Trump sobre a gestão econômica também sofreu um declínio, caindo para 39%, ante 43% no levantamento anterior.
A economia tem sido um dos pilares do apoio de Trump, especialmente com promessas de fortalecer o mercado e criar empregos.Mas seu índice de aprovação econômica está bem abaixo dos 53% que o republicano alcançou no início de seu primeiro mandato, em fevereiro de 2017.