EUA e Paraguai assinam acordo que prevê presença militar norte-americana no país sul-americano

Parceria inclui cooperação em segurança, assistência humanitária e resposta a catástrofes
Redação
Foto: Reprodução | REUTERS/Nathan Howard
Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA

A Secretaria de Estado dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (15), a assinatura de um acordo de cooperação com o Paraguai que estabelece uma estrutura para a presença militar, e atividades de funcionários civis do Departamento de Defesa norte-americano no país sul-americano.

“O Secretário de Estado Marco Rubio reuniu-se hoje com o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, para assinar um Acordo de Estatuto de Forças entre os Estados Unidos e o Paraguai", diz a nota.

O acordo prevê, também, assistência humanitária, resposta a catástrofes e outros temas de segurança.

Continue lendo após a publicidade

“O acordo reforça uma parceria de longa data e apoia as nossas prioridades partilhadas”, afirma a nota. “Ambos os representantes manifestaram confiança de que o acordo irá reforçar a soberania de ambos os países e melhorar a nossa cooperação para uma maior estabilidade e prosperidade na região”, complementa.

A assinatura do acordo faz parte da nova estratégia política externa dos EUA, publicada no início do mês.

No documento, o governo de Donald Trump segue uma estratégia de maior foco militar na América Latina como parte de um “reajuste da presença militar global para enfrentar ameaças urgentes em nosso Hemisfério”.

O documento delineia planos para uma presença mais adequada da Guarda Costeira e da Marinha para controlar as rotas marítimas, conter a migração ilegal e outras formas indesejadas de migração, reduzir o tráfico de pessoas e de drogas e controlar rotas de trânsito essenciais em situações de crise.

Leia também