EUA enviam maior porta-aviões do mundo para operação militar no Caribe

Operação busca desmantelar redes de tráfico e combater o narcoterrorismo, segundo a Casa Branca
Redação

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ordenou, nesta sexta-feira (24), o envio de um grupo de ataque que inclui o porta-aviões USS Gerald R. Ford - o maior do mundo -, navios de guerra e aeronaves de combate para o mar do Caribe. Segundo a Casa Branca, a operação tem como objetivo desmantelar redes transnacionais de tráfico e combater o narcoterrorismo.

Foto: Reprodução | MC2 Jackson Adkins
Porta-aviões USS Gerald R. Ford durante exercício militar, em 2023

O grupo de ataque do Gerald R. Ford inclui: um porta aviões USS Gerald Ford; três esquadrões de caça F-18; dois esquadrões de helicópteros de ataque e três destróeires (USS Mahan, USS Bainbridge e USS Winston Churchill).

O envio militar desta sexta-feira ocorre em meio ao acirramento das tensões entre os governos do norte-americano Donald Trump e do venezuelano Nicolás Maduro. De acordo com o porta-voz do Pentágono Sean Parnell, a movimentação segue ordens presidenciais de enfrentamento a “atores ilícitos” que ameaçam a segurança no hemisfério ocidental.

Continue lendo após a publicidade

“A presença reforçada das forças dos EUA na área de responsabilidade do US SOUTHCOM (Comando Sul) aumentará a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e interromper atores e atividades ilícitas que comprometem a segurança e a prosperidade do território norte-americano e nossa segurança no Hemisfério Ocidental”, disse Sean Parnell.

Leia também