Presidente do Peru declara estado de emergência em Lima

Medida anunciada por José Jerí busca enfrentar a criminalidade
Redação
Foto: Reprodução | CONNIE FRANCE / AFP
Manifestantes entram em confronto com policiais durante protesto em Lima, em 15 de outubro de 2025

O presidente do Peru, José Jerí, declarou estado de emergência de 30 dias na capital Lima para barrar a onda de violência e criminalidade na cidade. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21).

“O estado de emergência, aprovado pelo Conselho de Ministros, entra em vigor à meia-noite e por 30 dias na região metropolitana de Lima e Callao, e apresenta uma nova abordagem. Estamos passando da defensiva para a ofensiva na luta contra a criminalidade, uma luta que nos permitirá recuperar a paz, a tranquilidade e a confiança de milhões de peruanos”, disse o presidente.

A decisão foi tomada após novos protestos da “Geração Z”. Na quarta-feira (15), os jovens marcharam de diferentes partes da capital em direção ao centro histórico, agrupando-se na Plaza San Martín e caminhando em direção à sede do Congresso.

Continue lendo após a publicidade

Entre as reivindicações do grupo estão: ações contra o aumento da criminalidade; a saída do presidente interino; o fechamento do Congresso e a convocação de uma assembleia constituinte para redigir uma nova Constituição.

Leia também