Rei Charles III retira títulos e expulsa Príncipe Andrew da residência real

Palácio de Buckingham anuncia medidas “necessárias” após acusações relacionadas ao caso Epstein
Redação
Foto: Reprodução | Steve Parsons/Pool via AP, Arquivo
Príncipe Andrew, do Reino Unido, em foto de 11 de abril de 2021

O Palácio de Buckingham informou, nesta quinta-feira (31), que o Rei Charles III removerá os títulos do Príncipe Andrew e o expulsará da residência real.

A retirada dos títulos é consequência do envolvimento do príncipe em escândalos sexuais e, em particular, de sua associação ao empresário norte-americano Jeffrey Epstein - acusado de tráfico sexual de adolescentes.

A declaração diz que o príncipe sairá da residência no Royal Lodge e irá para uma “acomodação privada”. Além disso, o palácio acrescenta que “essas censuras são consideradas necessárias, apesar de ele continuar negando as acusações contra ele”.

Continue lendo após a publicidade

Andrew já havia renunciado às funções reais, em 2019, após ser alvo de acusações de agressão sexual devido aos laços com Epstein. No ano de 2022, o príncipe perdeu seus títulos militares.

Confira o comunicado do Palácio de Buckingham:

“Sua Majestade iniciou hoje um processo formal para a revogação do Estilo, Títulos e Honrarias do Príncipe Andrew.

Seu contrato de arrendamento da Royal Lodge, até o momento, lhe conferiu proteção legal para continuar residindo no local. A notificação formal para a rescisão do contrato foi agora entregue, e ele se mudará para uma residência particular alternativa. Essas medidas são consideradas necessárias, apesar de ele continuar negando as acusações contra ele.

Suas Majestades desejam deixar claro que seus pensamentos e mais profundas condolências estiveram, e continuarão, com as vítimas e sobreviventes de todas as formas de abuso.”

Leia também