Trump assina acordo que oficializa cessar-fogo em Gaza
Assinatura do documento ocorreu durante cúpula em Sharm El-Sheik
RedaçãoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta segunda-feira (13), um acordo para oficializar o cessar-fogo da guerra na Faixa de Gaza. Os dois lados do conflito - Israel e o grupo terrorista Hamas - não estiveram presentes.
A assinatura ocorreu durante a “cúpula da paz em Gaza” que acontece na cidade egípcia de Sharm El-Sheik. O documento foi assinado por Trump e pelos presidentes Abdul al-Sisi (Egito) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia), além do emir Tamim bin Hamad Al Thani (Catar).
Após a assinatura, o líder norte-americano sinalizou que a primeira fase do acordo está concluída e que, a partir deste momento, se inicia uma nova fase para debater a reconstrução de Gaza, a governança local e outros pontos
“Levamos 3 mil anos para chegarmos nesse ponto. Mas isso vai se manter (...) Por anos ouvi dizer que seria um acordo que nunca conseguiríamos o mais complicado, o maior acordo, em um lugar que poderia gerar uma série de problemas, inclusive a terceira guerra mundial. Quero agradecer a todos aqui”, disse Trump.
Além das autoridades já citadas, estiverem presentes na cúpula: Emmanuel Macron, presidente da França, Pedro Sánchez, presidente da Espanha, Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, além de líderes da Itália, Alemanha, Turquia, Qatar e Indonésia.