UE envia carta a Lula e reafirma intenção de concluir acordo com Mercosul
Bloco cita pendências internas e agradece empenho pessoal de Lula nas negociações
RedaçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (19), uma carta enviada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, na qual os europeus reafirmam a intenção de concluir a assinatura do acordo de livre comércio com o Mercosul.
“Gostaríamos de transmitir o nosso firme compromisso de proceder à assinatura do Acordo de Parceria UE-Mercosul e do Acordo Comercial Provisório no início de janeiro”, diz o documento.
Na carta, os líderes europeus afirmam que a assinatura do acordo neste sábado (20), em Foz do Iguaçu (PR), durante a cúpula do Mercosul, não foi concluída por ainda faltar a “finalização de procedimentos internos necessários no Conselho para autorizar o ato oficial”.
No texto, Costa e von der Leyen agradecem os esforços do governo brasileiro e o compromisso pessoal de Lula com a relação entre os dois blocos. Além disso, os dirigentes dizem esperar que o petista dialogue com os demais integrantes do bloco sul-americano para prosseguir com a conclusão do processo “no espírito de unidade e responsabilidade compartilhada”.