IBGE vai abrir concurso com mais de 39 mil vagas temporárias em todo o país
Oportunidades serão destinadas a dois grandes censos; edital deve ser publicado até maio
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar mais de 39 mil profissionais temporários para atuar em dois levantamentos estratégicos: o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua. A autorização para as contratações foi publicada em dezembro, em portaria conjunta dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento.
De acordo com a legislação, o edital do processo seletivo deve ser divulgado até maio, prazo máximo de seis meses após a publicação da portaria. Somente com o edital serão conhecidos detalhes como datas de inscrição, formato das provas e critérios de seleção.
As vagas serão preenchidas por meio de contratos por tempo determinado, com atuação em diversas regiões do país. O cargo com maior número de oportunidades será o de recenseador, responsável pela coleta direta das informações, somando 27.330 vagas.
Os valores das remunerações ainda não foram definidos e ficarão a cargo do próprio IBGE, conforme a função exercida e a carga de trabalho prevista.
Atualmente, o instituto também mantém outro processo seletivo em andamento, com 9.590 vagas temporárias de nível médio, destinadas aos cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade.
Distribuição das vagas autorizadas:
Recenseador (Coleta de Dados): 27.330 vagas
Agente Censitário Supervisor (Supervisão de Coleta): 4.143 vagas
Agente Censitário de Qualidade (Supervisão de Qualidade): 1.165 vagas
Agente Censitário de Informática (Apoio em TI): 1.146 vagas
Agente Censitário Administrativo (Apoio Administrativo): 1.432 vagas
Agente Censitário Regional (Administração da Supervisão): 1.286 vagas
Agente Operacional Regional (Administração de Posto de Coleta): 1.286 vagas
Analista Censitário (Apoio Técnico Especializado): 1.020 vagas
Total de vagas: 39.108
As contratações reforçam a estrutura do IBGE para a realização de levantamentos considerados fundamentais para a formulação de políticas públicas e para o planejamento econômico e social do país.