Rafael Fonteles representa blocos de governos estaduais e municipais na abertura da COP30

Governador do Piauí fala em nome de autoridades subnacionais de todo o mundo e destaca o protagonismo do Brasil e do Nordeste
Redação

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles, representou, nesta segunda-feira (10), o bloco de governos subnacionais de todo o mundo na abertura oficial da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), realizada em Belém (PA).

Foto: Juliana Oliveira
Rafael Fonteles representa bloco de governos estaduais e municipais de todo o mundo na abertura da COP30

A participação do gestor marca a presença do Nordeste brasileiro como ator fundamental na liderança da transição ecológica, tanto no país quanto no cenário internacional.

Fonteles representou a LGMA – Local Governments and Municipal Authorities Constituency, força-tarefa global que reúne governos locais e regionais. O grupo é reconhecido desde 1995 pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) como o espaço institucional de participação de estados, cidades e autoridades locais nas negociações climáticas.

Continue lendo após a publicidade

Discurso na plenária principal

A plenária de abertura, considerada o momento mais solene da conferência, contou com a presença de líderes mundiais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e marcou o início das negociações que definirão o tom político e as ambições da ação climática global.

Foto: Juliana Oliveira
Rafael Fonteles representa bloco de governos estaduais e municipais de todo o mundo na abertura da COP30

Durante sua fala, Rafael Fonteles apresentou o posicionamento oficial do grupo LGMA e destacou o protagonismo do Brasil no enfrentamento às mudanças climáticas.

“O Brasil preparado, dando um show de organização e, principalmente, de propostas concretas para que o mundo implemente ações na velocidade correta, garantindo a proteção do meio ambiente e da vida das pessoas com dignidade”, afirmou o governador.

Acordo com a Coalizão Under2

Após a solenidade, o Consórcio Nordeste participou de uma coletiva de imprensa da Coalizão Under2, uma aliança global de governos subnacionais comprometidos com a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Na sequência, foi realizada a assinatura de um memorando de entendimento entre os governadores nordestinos e a Coalizão Under2.

Com o acordo, os estados do Nordeste reafirmam o compromisso de atuar como líderes climáticos, com a meta de atingir emissões líquidas zero de CO² globalmente até 2050 – e, individualmente, o mais rápido possível.

O memorando orienta os governos a promoverem reduções abrangentes de emissões em todos os setores da economia, demonstrando o papel dos estados e regiões na aceleração da resposta global à crise climática.

Coalizão Under2

A Coalizão Under2 é a maior rede internacional de estados e regiões comprometidos com metas ambiciosas de ação climática.
Os membros representam uma parte significativa da economia global e trabalham para manter o aquecimento do planeta abaixo de 2°C, com o objetivo final de alcançar emissões líquidas zero.

Nordeste em destaque na Zona Verde da COP30

Paralelamente à agenda diplomática na Zona Azul, o Consórcio Nordeste promove atividades na Zona Verde da conferência, onde o público tem acesso a debates e exposições sobre inovação e sustentabilidade.

A partir das 15h, os governadores participam da recepção aos visitantes no Espaço Brasil Nordeste, vitrine onde a região apresenta suas riquezas naturais, potencial energético e propostas de desenvolvimento sustentável.

Foto: Juliana Oliveira
Rafael Fonteles representa bloco de governos estaduais e municipais de todo o mundo na abertura da COP30

Leia também