VÍDEO! Ambulante senegalês morre após ser baleado pela PM no Brás
A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo
RedaçãoUm ambulante senegalês morreu após ser baleado por um policial militar no início da tarde desta sexta-feira (12), na rua Joaquim Nabuco, no Brás, região central de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). O agente responsável pelo disparo foi afastado.
A vítima foi identificada como Ngange Mbaye, de 34 anos. Segundo relatos de testemunhas, Mbaye vendia seus produtos quando policiais militares tentaram apreender sua mercadoria. Houve confusão, e o ambulante teria sido agredido com cassetetes. Em seguida, pegou uma barra de ferro e avançou contra os policiais. Ele tentou fugir com os produtos, mas foi atingido por um disparo no abdômen.
Mbaye chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos.
A abordagem gerou revolta entre outros ambulantes e moradores da região. Manifestantes protestaram contra a ação policial, e houve confronto. A Polícia Militar utilizou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar o grupo. A via onde ocorreu o disparo chegou a ser bloqueada, e a Tropa de Choque foi acionada.
A Ouvidoria das Polícias confirmou a ocorrência e informou que vai encaminhar o caso para a Corregedoria da PM. A investigação será conduzida pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Em nota, a SSP-SP afirmou que Mbaye agrediu um dos agentes com uma barra de ferro durante a operação. O caso foi registrado no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio.
O parlamentar Guilherme Boulos usou a sua rede social para demonstrar a sua insatisfação com o ocorrido: