Câmeras do Sistema Espia ajudam Polícia Civil a identificar autor de vandalismo na Catedral de Teresina
Haverá a expansão do sistema
RedaçãoAs câmeras do Sistema Espia auxiliaram a Polícia Civil na identificação do homem responsável por um ato de vandalismo na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no Centro de Teresina. O crime ocorreu no último dia 3 de novembro.
De acordo com as imagens captadas pelo sistema, o suspeito aparece usando um jaleco branco, mas, segundo a polícia, ele não pertence à área da saúde. O homem, que teria chegado recentemente ao Piauí vindo de outro estado, quebrou portas de vidro da igreja e, em seguida, fugiu em direção à Praça Saraiva.
As câmeras também registraram o momento em que o suspeito deixa o local e segue em direção à Avenida Maranhão. A partir das imagens, a Polícia Civil conseguiu identificá-lo formalmente. Embora não tenha sido expedido mandado de prisão, o autor foi incluído no inquérito e será responsabilizado pelos danos materiais causados.
Monitoramento em expansão
O caso é um dos primeiros elucidados com apoio direto do Sistema Espia, ferramenta de videomonitoramento em expansão pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Atualmente, cerca de 50% das câmeras já estão em operação em Teresina, com monitoramento 24 horas realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na sede da secretaria.
Segundo a SSP, a previsão é de que o sistema atinja 100% de funcionamento até dezembro, com integração às cidades do interior, como Piripiri, Esperantina e Campo Maior. A ampliação deve fortalecer o trabalho das forças de segurança na identificação de suspeitos e prevenção de crimes em todo o estado.