Nova fase da Operação combate manobras perigosas em quatro cidades do Piauí

Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão
Redação

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou nesta terça-feira (08) mais uma etapa da Operação Rolezinho. A ação ocorreu nas cidades de Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Piracuruca.

Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão contra investigados por promover e participar de manobras perigosas com motocicletas em vias públicas, conhecidas como “Grau”. Essas ações são geralmente registradas e compartilhadas nas redes sociais, com o objetivo de autopromoção e incitação de outras pessoas.

Ao todo, foram impostas 140 medidas cautelares, sete para cada um dos 20 alvos. Entre as sanções aplicadas estão: suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por seis meses, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, monitoramento eletrônico, proibição de frequentar locais de exibição de manobras e de fazer postagens sobre “Grau” ou “Rolezinhos” nas redes sociais.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Ascom/ SSP-PI
Nova fase da Operação combate manobras perigosas em quatro cidades do Piauí

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI, os investigados exercem grande influência nas redes sociais, o que tem contribuído para a disseminação dessas práticas perigosas, especialmente entre jovens. “A operação integra o curso nacional de capacitação sobre o Protocolo de Repressão a Crimes de Direção Perigosa, e contou com a presença de agentes de segurança de nove estados que vieram conhecer esse modelo de atuação”, destacou.

Participaram da ação forças de segurança do Piauí, como as polícias Civil e Militar, além da Polícia Rodoviária Federal. O trabalho também contou com o apoio de representantes das Secretarias de Segurança Pública dos estados do Paraná, Maranhão, Rondônia, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Sergipe.

Leia também