Piauí implanta o SPIA com reconhecimento facial, placa e totens de emergência

Câmera que alcança até 2,9 km de distância
Redação

A Secretaria Estadual de Segurança Pública prepara o lançamento do Spia (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), que vai integrar câmeras de alta capacidade em uma ação contra a criminalidade no estado.

Foto: Redes Sociais
Secretário Chico Lucas visitando pontos onde serão colocadas as câmeras do SPIA

O projeto prevê a instalação de 1200 câmeras em ruas e avenidas de Teresina e Parnaíba, no litoral do estado, podendo o sistema ser integrado com gravações de particulares e dos municípios. São equipamentos que gravam 24 horas e algumas com pontos de infravermelho, principalmente para ações noturnas.

Uma das mais modernas é uma câmera que alcança até 2,9 km de distância. Outros equipamentos gravam em 180 graus.

Continue lendo após a publicidade

“São mais de 1.200 câmeras que vão se integrar as outras câmeras existentes no Piauí, como as da Educação e também particulares que serão processadas no super computador, justamente para fazer a leitura de placas de veículos, o reconhecimento facial a análise do comportamento. Tudo isso para trazer mais segurança”, disse o secretário Estadual de Segurança, Chico Lucas.
Ele informou que o programa de vídeo monitoramento será lançado dia 16 de agosto, aniversário de Teresina.

O diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Anchieta Nery, destacou que o programa é um avanço na visão computacional com aquisição de megas computadores com investimento inicial de R$ 5 milhões.

“Deverá sair novo decreto com parâmetros técnicos para o uso dos equipamentos, mas os shoppings, as lojas de departamentos e outras gravações podem ser conectadas as imagens do banco da Secretaria de Segurança. Temos algoritmos para o reconhecimento facial e vamos colocar câmeras em pontos estratégicos como em locais de grandes aglomerações”, disse Anchieta Nery.

Totens com  botão de emergência

O secretário Chico Lucas informou ainda que 16 totens serão instalados em pontos da cidade em um projeto-piloto de combate à violência. Os equipamentos permitem o contato direto da população para acionar as policias que estão de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle.

Foto: Redes Sociais
Chico Lucas ao lado de totem de emergência

Os dispositivos são equipados com um botão de emergência para o acionamento da PM, um sistema de comunicação para o envio de alertas, um conjunto de câmeras de monitoramento e leitura de placas, além disso, os totens podem identificar e registrar atividades suspeitas.

Leia também