Polícia Civil e Companhia de Policiamento Ambiental resgatam 70 animais silvestres

No total, foram regatados 70 animais silvestres mantidos em cativeiro ilegal na zona rural de Cocal
Redação

Uma operação da Delegacia de Polícia Civil de Cocal da Estação, com apoio da 2ª Companhia do Comando de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar do Piauí (PMPI), resultou, nessa quarta-feira (16), no resgate de 70 animais silvestres mantidos em cativeiro ilegal na zona rural do município.

A Operação Canto Livre foi deflagrada após denúncias de que diversos animais estavam sendo mantidos em condições precárias na residência de uma moradora do povoado Gado Bravo. Durante a ação, os agentes civis apreenderam dezenas de aves silvestres. Diante da presença de um macaco-prego em uma jaula improvisada, a equipe solicitou o apoio técnico da Cipa para garantir o resgate adequado do primata e demais animais.

Foto: SSP-PI
Macaco-prego

A guarnição ambiental se deslocou até o local e confirmou a situação de maus-tratos: jaulas pequenas, escassez de água e alimentação inadequada. Além do macaco-prego, um jabuti também foi encontrado na propriedade e resgatado pela Cipa.

Continue lendo após a publicidade
Foto: SSP-PI
Tucano

Ao todo, foram recolhidos um macaco-prego, um jabuti e 68 aves de diversas espécies como tucanos, papagaios, periquitos australianos, curicas, jandaias, calopsitas, sanhaçus, rolinhas, juritis, pombas, cancões e corrupião.

Foto: SSP-PI
Papagaio

A responsável pelo imóvel não estava presente no momento da operação. Todos os animais resgatados foram encaminhados à sede do Ibama em Parnaíba, onde receberam os cuidados necessários e serão encaminhados para locais apropriados.

Foto: SSP-PI
Policiais ambientais em ação no norte do Estado

Leia também