Câmara aprova PEC que garante aposentadoria integral a agentes de saúde

Proposta foi aprovada em dois turnos e segue para o Senado
Redação
Foto: Reprodução | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Plenário na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, que concede aposentadoria integral e com paridade a agentes de saúde e de combate a endemias que sejam servidores públicos. A votação ocorreu em dois turnos.

No primeiro turno, a proposta teve 446 votos a favor e 20 votos contrários. No segundo turno, foram 426 votos a favor e 10 votos contrários. Com a aprovação, o texto segue para o Senado Federal.

A proposta, aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator Antonio Brito (PSD-BA), determina aposentadoria integral para a categoria por conta do risco decorrente da atividade.

Continue lendo após a publicidade

Por exemplo, os agentes que já tiverem mais de 25 anos de contribuição, garantirão aposentadoria especial com idade mínima de 50 anos para mulheres e 52 anos para homens.

Além disso, Agentes que tenham vínculo temporário, indireto ou precário na data da promulgação da emenda deverão ser efetivados como servidores estatutários - servidor público que ocupa um cargo público e é regido por um regime jurídico estatutário próprio, definido em uma lei.

Leia também