Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 73 votos
Todos os 81 senadores registraram presença e participaram da votação
RedaçãoO senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado para um mandato de dois anos, até fevereiro de 2027. Alcolumbre obteve 73 votos em primeiro turno, em votação secreta realizada por cédulas de papel, com chamada nominal dos parlamentares. Ele sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu a Casa nos últimos quatro anos.
A sessão preparatória começou às 10h36 e o resultado foi anunciado às 15h19. Todos os 81 senadores registraram presença e participaram da votação. Alcolumbre venceu os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que receberam quatro votos cada. Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas durante a sessão.
Três ministros licenciados do Senado — Camilo Santana (Educação), Carlos Fávaro (Agricultura) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social) — retornaram temporariamente para votar.
Antes da votação, o senador Eduardo Girão defendeu o voto aberto, argumentando que o regimento interno da Casa não poderia se sobrepor à Constituição. O então presidente Rodrigo Pacheco rejeitou a questão de ordem, citando o entendimento do STF que admite a votação secreta em casos previstos por normas infraconstitucionais.
Fonte: Agência Senado