Durante o Roda Viva, Fonteles propõe maior integração entre a fé e o governo
Fonteles defende aproximação com a religiosidade e diz que fé influencia decisões políticas
Durante participação no programa Roda Viva, na noite desta segunda-feira (28), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), defendeu uma maior aproximação entre os líderes políticos e as comunidades cristãs, incluindo evangélicos e católicos. Fonteles destacou a força da fé na sociedade brasileira e apontou que a população tem sinalizado de forma clara o desejo por essa conexão entre fé e política.
“Eu vi uma pesquisa encomendada por uma instituição do mercado financeiro que apontou que mais de oitenta por cento da população deseja a aproximação de fé e política”, afirmou. Para o governador, embora o Estado brasileiro seja laico, é preciso compreender a realidade cultural do país. “Somos um país majoritariamente cristão, então é natural que a força dos cristãos católicos e evangélicos seja muito determinante também no processo eleitoral”, completou.
Fonteles também ressaltou a importância de combater a disseminação de desinformação sobre a relação entre fé e governo. Ele citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como exemplo de liderança com forte espiritualidade. “Eu acredito que o presidente Lula tem uma espiritualidade cristã muito forte, como eu tenho, e naturalmente, defendendo esses valores de Cristo, da família, é natural que o presidente cada vez se aproxime mais da comunidade evangélica, da comunidade católica mais conservadora, para evitar que fake news deturpem o posicionamento pessoal do presidente sobre várias questões”, afirmou.
Ainda durante a entrevista, o governador do Piauí reforçou que a identidade religiosa influencia cada vez mais o comportamento do eleitorado, indo além das pautas econômicas. “Essa identidade com os valores cristãos é muito forte”, declarou.