Francisco Limma cobra políticas públicas contra suicídio no Piauí
Em audiência pública, parlamentar defende psicólogos nas equipes de Saúde da Família
RedaçãoO deputado estadual Francisco Limma (PT) destacou, nesta segunda-feira (29), a gravidade dos índices de suicídio no Piauí e em Teresina durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Piauí.
De acordo com o parlamentar, o Piauí ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de suicídios, enquanto Teresina aparece como a capital com maior índice do Nordeste e a segunda do Brasil.
“Estamos aproveitando o mês do Setembro Amarelo para fazer essa audiência pública reunindo personalidades, técnicos, lideranças tanto do governo quanto da sociedade civil e tratar de uma temática que tem grande repercussão na vida das pessoas, das suas famílias e também da sociedade como um todo. Isso favorece no sentido de transformar as ações preventivas em parte de uma política pública e estratégica, além de oferecer cuidado com o entorno das pessoas ou das famílias onde existem vítimas de transtornos psicosociais. Então, hoje isso representa uma preocupação de todo mundo e a Assembleia também atua acolhendo várias sugestões para que a gente possa reduzir, cada vez mais, esses indicadores desagradáveis”, afirmou Fernando Limma.
Ao final da audiência pública, o deputado defendeu a ampliação do debate sobre a importância existirem psicólogos nas equipes de Saúde da Família e orçamentos para ações de prevenção ao suicídio.