Lula classifica Bolsonaro como irresponsável e incapaz de governar o Brasil
O presidente também afirmou que quem quiser derrotá-lo terá que “aprender a fazer luta de rua”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro (PL) e a direita, no Brasil e no mundo. As declarações foram feitas em uma coletiva surpresa nesta quinta-feira (30), a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, onde afirmou estar “100% recuperado e preparado” para os desafios de 2025.
O evento marcou a estreia de Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom), após reuniões com Lula para aprimorar a comunicação do governo e conter a crescente desaprovação, inclusive na base aliada.
Lula afirmou que quem quiser derrotá-lo terá que “aprender a fazer luta de rua” e anunciou viagens pelo país para apresentar os resultados das políticas implantadas. Segundo ele, 2025 será “o ano da colheita” após dois anos de reconstrução.
O presidente também alertou para os riscos do avanço da extrema direita e das fake news, classificando este momento como “a hora da verdade”. Ele citou decisões do ministro Flávio Dino (STF) e sinalizou negociações para ajustes em emendas parlamentares. “A diferença entre o Brasil de agora e o Brasil do passado será mostrada pelos feitos do governo: democracia contra golpismo, verdade contra mentira”, afirmou. Lula ainda atacou o modelo de emendas criado pela gestão anterior, que classificou como "irresponsável e incapaz de governar".