Rafael Fonteles diz que definição da chapa de 2026 fica com os partidos e reforça foco na gestão
Governador afirma que prioridade é entregar obras e políticas públicas, deixando o debate eleitoral para o momento legal
RedaçãoO governador Rafael Fonteles afirmou, na manhã desta última quarta-feira (7), que a definição da chapa majoritária para as eleições de 2026 passa agora a ser conduzida pelos partidos políticos. A declaração foi feita durante entrevista no Palácio de Karnak, um dia após ele anunciar publicamente sua pré-candidatura à reeleição e defender o nome de Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador.
Durante a conversa com a imprensa, o governador destacou que, neste momento, a prioridade do Executivo estadual é a gestão e a execução de políticas públicas, deixando o debate eleitoral para o período adequado.
“Precisamos focar em política pública. Não dá para ficar falando apenas de política eleitoral. Eu disse que iria me manifestar em 2026 e já fiz isso, de forma clara, nas redes sociais. Agora, o foco é trabalhar muito, especialmente até o dia 3 de julho, quando ainda posso inaugurar obras e visitar os 224 municípios do Piauí. Esse é o momento de entregar resultados. A partir de agora, a condução política passa a ser dos partidos, até as convenções”, afirmou Rafael Fonteles.
Na véspera da entrevista, o governador tornou pública, pela primeira vez, sua intenção de disputar a reeleição e sinalizou apoio a Washington Bandeira para a vaga de vice. A declaração ocorre em meio a debates internos no Partido dos Trabalhadores, onde a composição da chapa ainda não é consenso entre as correntes partidárias. A posição do governador foi vista como uma forma de apresentar sua preferência dentro do partido e da base aliada.
Rafael Fonteles também reforçou que seguirá cumprindo a agenda institucional até o limite permitido pela legislação eleitoral, com visitas aos 224 municípios, inaugurações de obras e entregas de ações do governo. Segundo ele, o envolvimento direto com a campanha eleitoral ficará restrito ao período legal, após as convenções partidárias.
Na mesma publicação em que anunciou sua pré-candidatura, o governador também manifestou apoio à reeleição do presidente Lula e defendeu a composição da chapa ao Senado com Marcelo Castro e Júlio César. No texto, convocou ainda a população a se mobilizar nas urnas contra adversários que, segundo ele, atuam para enfraquecer o governo federal.