TRE-PI mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
Com a decisão, Tatiana Medeiros permanecerá recolhida no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar
RedaçãoO Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu, por maioria, manter a prisão preventiva da vereadora Tatiana Teixeira Medeiros (PSB), detida pela Polícia Federal durante a Operação Escudo Eleitoral II, deflagrada no último dia 3 de abril. A decisão foi proferida na tarde desta segunda-feira (14), em sessão realizada por videoconferência.
A defesa da parlamentar, representada pelo advogado Samuel Castelo Branco Santos, havia solicitado a revogação da prisão por meio de habeas corpus. O relator do caso, juiz José Maria de Araújo Costa, votou favoravelmente ao pedido, sugerindo a substituição da prisão por medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico. O juiz Daniel de Sousa Alves também se posicionou pela concessão da liberdade.
Apesar disso, prevaleceu o entendimento contrário. O desembargador Ricardo Gentil defendeu a manutenção da prisão, citando como principal preocupação o possível envolvimento de organizações criminosas nas instituições públicas. A posição dele foi acompanhada pelos juízes Nazareno Reis, Maria Luzia de Moura Mello e Freitas, e Edson Alves, consolidando a maioria no plenário.
Com a decisão, Tatiana Medeiros permanecerá recolhida no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, em Teresina.