Aprovados no concurso da Semec protestam contra novo processo seletivo em Teresina

Manifestantes cobram convocação de concursados e criticam edital para contratação temporária
Redação

Professores aprovados e classificados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizado em 2024, realizaram na manhã desta segunda-feira (10) uma manifestação em frente à Prefeitura de Teresina.

Foto: Reprodução
Aprovados no concurso da Semec protestam contra novo processo seletivo

O grupo protestou contra o atraso nas convocações dos aprovados e criticou a abertura de um novo processo seletivo para contratação de professores temporários.

De acordo com o professor Arnaldo Lino, que lidera o movimento, a maioria dos candidatos ainda aguarda nomeação.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Reprodução
Aprovados no concurso da Semec protestam contra novo processo seletivo

“Cerca de 70% ainda não assumiram as vagas. Foram chamados apenas 122 profissionais de determinadas áreas. O prefeito Silvio Mendes havia prometido que seriam necessários cerca de 1.000 professores. Durante a gestão do Dr. Pessoa, foram criadas 592 vagas no plano de cargos e salários”, afirmou.

Segundo ele, a Secretaria estaria lançando um edital para contratar 269 professores temporários, o que colocaria candidatos de um processo seletivo à frente dos concursados.

“O concurso está em validade, com aprovados aguardando convocação. Muitos professores de português, matemática, geografia e ciências ainda não foram chamados. Com o seletivo, há o risco de o prazo do concurso terminar antes da convocação de todos”, acrescentou.

Foto: Reprodução
Aprovados no concurso da Semec protestam contra novo processo seletivo

Semec responde

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que está ciente da expectativa dos aprovados no último concurso, mas destacou que o novo Processo Seletivo Simplificado tem objetivo diferente — o de formar um cadastro de professores temporários para substituições.

“A realização de um processo seletivo tem um propósito distinto do concurso público: destina-se à formação de um quadro de servidores temporários, aptos a atuarem em regime de substituição”, destacou o órgão.

Segundo a nota, os temporários são necessários para cobrir afastamentos de servidores efetivos, como licenças médicas, maternidade, sem vencimento e capacitação, entre outros casos previstos em lei.

A Semec explicou ainda que, no momento, não há seletivo vigente e que a realização do novo processo é “necessária e inadiável” para garantir o funcionamento das escolas municipais.

Compromisso com os aprovados

A Secretaria ressaltou que mantém o compromisso de convocar os aprovados do concurso público e citou medidas já adotadas nesse sentido.

“No mês de setembro, a Semec substituiu mais de 150 professores temporários por aprovados do último concurso público – o que demonstra a priorização da convocação de efetivos”, informou.

O órgão acrescentou que o prefeito Silvio Mendes já autorizou a convocação de mais de 90 novos professores para substituir profissionais aposentados em 2025, principalmente nas áreas específicas.

“A Semec reforça a transparência de suas ações e o empenho em gerir o quadro de pessoal de forma responsável, garantindo a qualidade do ensino-aprendizagem na capital”, finalizou a nota.

Leia também