Dois candidatos disputam eleição da reitoria da Uespi; resultado será divulgado às 21
O pleito definirá a nova gestão que conduzirá a universidade no período de 2026 a 2029
RedaçãoA comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) escolhe, nesta quarta-feira (12), o novo reitor ou reitora da instituição. A votação, que começou às 7h e segue até as 19h, é online e reúne a participação de estudantes, professores e técnicos administrativos. Mais de 10 mil eleitores estão aptos a votar. O resultado final está previsto para ser divulgado por volta das 21h.
O pleito definirá a nova gestão que conduzirá a universidade no período de 2026 a 2029.
As chapas
Duas chapas disputam a reitoria este ano:
Chapa 1: o professor Paulo Henrique Pinheiro, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), concorre ao cargo de reitor, tendo como vice a professora Fábia Buenos Aires.
Chapa 2: a professora Lucineide Barros, do Centro de Ciências da Educação e Arte (CCECA), disputa o cargo de reitora, com o professor Gisvaldo Oliveira da Silva como vice.
Como funciona a votação
A votação ocorre de forma virtual, podendo ser feita pelo celular ou computador, de qualquer local. Cada eleitor recebeu por e-mail as instruções de acesso, com login e senha personalizados. De acordo com a Comissão Eleitoral, o processo é seguro, rápido e auditável.
Conheça os candidatos
Lucineide Barros Medeiro é professora da Uespi desde 2006, lotada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Doutora em Educação, é pesquisadora e extensionista, integrante do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura (PPGSC/UESPI), do Núcleo de Pesquisa em História Cultural e Educação Brasileira (NUPHEB) e do Núcleo de Estudos e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE/UFPI).
Lucineide também participou da elaboração e monitoramento dos dois últimos Planos Estaduais de Educação do Piauí e foi coordenadora-geral do Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP). É conhecida por sua atuação como educadora popular e militante de movimentos sociais em defesa de direitos.
Já o professor Paulo Henrique Pinheiro é docente da Uespi há 23 anos, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Teresina. Natural de Campo Maior, tem 58 anos, é cirurgião-dentista e biólogo, com mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na universidade, já exerceu as funções de diretor do CCS, pró-reitor de Planejamento e Finanças, pró-reitor de Ensino de Graduação e superintendente da Seduc/PI.