Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratamento da apneia do sono

Medicamento torna-se o primeiro fármaco aprovado para tratar a doença
Redação
Foto: Reprodução | Sandy Huffaker for The Washington Post via Getty Images
Injeção de Mounjaro, medicamento para tratamento de diabetes tipo 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Mounjaro (tirzepatida) para tratamento da apneia obstrutiva do sono -  distúrbio que causa a interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme e que pode gerar graves consequências - em adultos com obesidade. A decisão foi assinada na última sexta-feira (17) e publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.

O Mounjaro já possuía aprovação, em território nacional, para o tratamento de obesidade e diabetes tipo 2. A nova indicação surge para adultos que sofrem com a obesidade e foram diagnosticados com apneia do sono moderada a grave.

De acordo com a Eli Lilly, fabricante do medicamento, o Mounjaro é o primeiro fármaco aprovado como tratamento para a doença no Brasil.

Continue lendo após a publicidade

“A aprovação de Mounjaro para a apneia obstrutiva do sono é um marco transformador para os pacientes, já que se trata de uma condição subdiagnosticada e com opções de tratamento limitadas", disse Luiz André Magno, diretor médico sênior da Lilly, em comunicado.

Ainda segundo informações fornecidas pela farmacêutica, até 50% dos adultos em uso do medicamento deixaram de apresentar sintomas associados à doença.

Leia também