Brasil e Índia avançam em parceria estratégica para medicamentos e saúde digital

Missão liderada por Alexandre Padilha amplia cooperação em inovação, produção local e inteligência artificial
Redação

Brasil e Índia estão fortalecendo uma aliança estratégica na área da saúde com foco em inovação, produção de medicamentos e transformação digital. Em missão oficial em Nova Délhi, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se reuniu nesta quarta-feira (18/02) com as principais autoridades sanitárias do governo indiano para ampliar a cooperação bilateral.

Foto: MS
Brasil e Índia buscam cooperação para produção de medicamentos e saúde digital

Na capital indiana, Padilha encontrou o ministro da Saúde e Bem-Estar da Família da Índia, Jagat Prakash Nadda, e o ministro de Medicina Tradicional, Prataprao Jadhav. O objetivo é consolidar ações conjuntas que impulsionem a produção local de medicamentos, vacinas e tecnologias estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Brasil e Índia têm sistemas públicos robustos, forte capacidade científica e papel estratégico no Sul Global. Nossa cooperação pode ampliar o acesso da população a medicamentos, fortalecer a produção local e impulsionar a inovação”, destacou Padilha.

Continue lendo após a publicidade

Produção de medicamentos e tecnologias em saúde

Durante o encontro com Nadda, o foco foi o fortalecimento da parceria na produção de medicamentos e tecnologias em saúde, com atenção especial a medicamentos oncológicos e produtos voltados ao enfrentamento de doenças tropicais. Também foram discutidas parcerias entre instituições públicas e empresas dos dois países, ampliando a integração científica e industrial.

Cooperação no G20 e protagonismo do Sul Global

O ministro brasileiro formalizou convite para que a Índia participe do lançamento, no Brasil, de projetos da Coalizão Global de Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo a iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20. A proposta busca fortalecer a cooperação Sul-Sul em medicamentos, vacinas e tecnologias em saúde.

Foto: MS
Brasil e Índia buscam cooperação para produção de medicamentos e saúde digital

A iniciativa reforça o protagonismo de países emergentes na construção de uma agenda internacional baseada em produção local, inovação e acesso equitativo.

Saúde digital e inteligência artificial

Outro eixo central das reuniões foi a saúde digital. Brasil e Índia discutiram o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial para modernizar os sistemas públicos de saúde, ampliar o acesso e qualificar o atendimento à população.

Segundo Padilha, o intercâmbio de experiências pode acelerar a transformação digital do SUS, incorporando soluções tecnológicas já consolidadas na Índia.

Medicina tradicional e biblioteca digital

No encontro com Prataprao Jadhav, o diálogo avançou na cooperação em medicina tradicional na área em que a Índia possui estrutura ministerial própria. Entre os temas debatidos está a criação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, reunindo evidências científicas, protocolos, estudos clínicos e boas práticas sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Nesta quinta-feira (19/02), Alexandre Padilha passa a integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, também realizada em Nova Délhi, ampliando ainda mais o diálogo estratégico entre as duas nações.

A missão reforça o papel de Brasil e Índia como potências emergentes na saúde global e sinaliza um novo ciclo de cooperação baseado em inovação, produção local e solidariedade internacional.

Leia também